quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Dom Antonio Gaspar: 25 anos de Ordenação Episcopal

na sexta-feira, dia 01 de feveeiro na Catedral às 19h30 será celebrada missa em louvor pelos 25 anos de Ordenação Episcopal de Dom Antonio Gaspar, Administrador Apostólico da Diocese de Barretos. Sua Ordenação Episcopal aconteceu no dia 06 de fevereiro de 1983 na cidade de São Paulo. Em razão da data do aniversario coincidir com a Quarta-feira de Cinzas a missa será celebrada hoje e não no dia 06. Todos estão convidados a celebrar com Dom Antonio Gaspar esta data tão especial em sua caminhada vocacional.
Carnaval: Por que tão cedo?

Este ano, muita gente tem se perguntado por que o Carnaval será mais cedo em relação aos anos anteriores. Afinal, quem estabelece a data? A resposta é simples e tem a ver com a data da Páscoa, que é móvel e acaba definindo as datas de outras festas. Segundo o que prescreve o livro do Êxodo, no capítulo 12, os judeus celebravam a Páscoa no dia 14 do mês de Nissan. Era a celebração da libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão. A Igreja católica celebra a Páscoa cristã, Ressurreição de Cristo, acompanhando de certa forma a data da Páscoa judaica. Como o calendário judeu era baseado na Lua, então a data da Páscoa cristã passou a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes à Páscoa. Tanto na Igreja Católica, como nas Igrejas Protestantes e Ortodoxas.
O primeiro Concílio Geral da Igreja (Nicéia, 325dC) determinou que a Páscoa cristã fosse celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte (21 de março), podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Em astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol cruza o plano do equador celeste. Os equinócios acontecem em março e setembro, e são as duas ocasiões em que o dia e a noite têm duração igual. Neste ano, a lua cheia acontece no dia 21 de março. Assim, a Páscoa será no dia 23 de março, que é o primeiro domingo após a lua cheia. No ano que vem, a Páscoa será em 12 de abril. As datas móveis que dependem da Páscoa são: Terça-feira de Carnaval (quarenta e sete dias antes da Páscoa), Quaresma (tem início na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa), Sexta-feira Santa (a sexta-feira imediatamente anterior), Sábado da Solene Vigília Pascal (o “sábado de aleluia”, na véspera), Pentecostes (o oitavo domingo após a Páscoa) e Corpus Christi (a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes).
Prof. Felipe Aquino
É teólogo e apresentador da TV Canção Nova.
Dom Edmilson Amanhã em Barretos

Amanhã, Dom Edmilson, bispo eleito para a Diocese de Barretos, visitará nossa cidade pela primeira vez. A finalidade de sua breve visita é ter o primeiro contato com Dom Antonio Gaspar e os padres da diocese. É uma visita curta, pois chegará por volta do meio dia e partirá de volta à São Jose do Rio Pardo no dia seguinte pela manhã. Dom Edmilson que ainda é abade tem vários compromissos em sua Abadia, por isso será tão rápida sua visita. Nos planos do novo bispo, não estava prevista entrevistas nem coletiva, pois o objetivo de sua visita é apenas conhecer os padres, Dom Gaspar e a Cúria Diocesana. Mas, devido ao interesse de alguns meios de comunicação em entrevistá-lo, a Assessoria de Comunicação da Mitra Diocesana viu a necessidade de organizar uma coletiva de imprensa para que este desejo fosse atendido. Às 19 horas, ele estará ao vivo no Jornal Cidade News da TV Barretos. E ainda há lugares disponíveis para a participação dos fiéis em sua Ordenação Episcopal em São José do Rio Pardo em 28/03. Informações na Cúria Diocesana: 3322-3565.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

foto: Tininho Foto (Jornal O Diário)

Coletiva de Dom Edmilson dia 31 de janeiro

A Mitra Diocesana de Barretos, através de sua Assessoria de Comunicação – Pastoral da Comunicação – convidou toda a imprensa de Barretos para participar da 1ª Coletiva de Imprensa na qual o bispo eleito de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano, falará suas expectativas quanto ao novo ministério que exercerá em sua caminhada vocacional frente à Diocese de Barretos tendo sido eleito o 5º bispo diocesano, e responderá perguntas da imprensa. A Coletiva está marcada para o dia 31 de janeiro às 16 horas na Cúria Diocesana. Será feita uma pergunta por vez a Dom Edmilson. Entretanto, poderão ser feitas quantas perguntas acharem necessárias seguindo a ordem de registro na lista de presença. Dom Edmilson não dará entrevistas exclusivas ao final da coletiva na Cúria. Portanto, “todas as perguntas deverão ser feitas durante a coletiva”. Os meios que chegarem após o início da coletiva não terão o direito de realizarem as suas perguntas e nem de obterem entrevista exclusiva ao final. Estes apenas poderão acompanhar. Esta é a maneira como deve transcorrer uma coletiva. Esta apenas seguirá os modelos oficiais de coletivas de imprensa, evitando que as mesmas perguntas sejam repetidas diversas vezes por meio diferentes. A Assessoria de Comunicação não impos regras como foi divulgado na imprensa, apenas, como já foi dito, realizará a coletiva da maneira comod eve acontecer. Dom Edmilson à noite, dará entrevista ao Jornal Cidade News da TV Barretos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008


POR QUE OS CATÓLICOS VENERAM A VIRGEM MARIA?

Porque Deus a escolheu para ser a Mãe de seu Filho, Jesus. O amor e a veneração pela Mãe do Filho de Deus encarnado já são mencionado no Evangelho. Ela mesma disse: “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (lc 1,48). Demonstramos nosso amor à Virgem Maria de várias formas: a) nas festas que a Igreja celebra em seu louvor; b) na reza do Rosário, contemplando Jesus com Maria; c) quando dirigimos a ela pedidos eu auxílio, rezando com amor a “Ave Maria” (cf. Lc 1,28.42). d) quando colocamos nossa vida sob sua proteção materna.
Adoramos somente a Deus. A Maria dedicamos especial amor, a imitação, o respeito, e a confiança que seu próprio Filho lhe dedicou. Ela é a criatura que está mais próxima do Senhor (...). Venerar Maria significa professar nossa fé na poderosa realização da Páscoa de Cristo em nós, criaturas e filhos. Jesus mesmo mostrou como lhe agradava a intercessão de Maria (cf. Jo 2, 1-11). Quanto mais assemelhamos a Cristo, tanto mais os cristãos devem nutrir os sentimentos de veneração e estima filial que Jesus nutria para com sua mãe.

Fonte: Sou Católico – Vivo minha fé: CNBB
Adquira na cúria diocesana o seu exemplar a R$ 4,00
HORÁRIOS DE MISSAS DESTE DOMINGO EM BARRETOS

Catedral do Divino Espírito Santo – 7h30 – 9h30- 18h00 – 19h30
Comunidade N. Sra. Perpétuo Socorro – 8h00
Comunidade Santo Antonio – 9h00
Comunidade N. Sra. de Fátima – 19h30
Matriz de Santa Ana – 9h30 – 19h00
Comunidade N. Sra. Aparecida (Vila Pereira) – 8h00
Matriz de São Benedito – 7h00 – 9h00 – 18h30
Matriz de Bom Jesus – 7h30 – 9h00 – 18h00 – 19h30
Comunidade São João Batista – 9h00
Comunidade São José Operário (Califórnia) - 18h30
Comunidade Dom Bosco - 19h30
Comunidade Santo Antonio de Pádua – 19h30
Matriz de São Luiz Gonzaga – 9h30 – 18h00
Comunidade Santa Rita – 8h00
Matriz de N. Sra. do Rosário – 7h30 – 9h30 – 19h00
DIOCESE LAMENTA FALECIMENTO DE NELSON MARCONDES DO AMARAL

A Mitra Diocesana de Barretos lamenta o falecimento de Nelson Marcondes do Amaral que fora membro do Conselho de Assuntos Econômicos da Diocese de Barretos e foi o autor do projeto da Cúria Diocesana, além de ter colaborado durante todo o processo de construção. À família, os pesares da Mitra Diocesana de Barretos na pessoa do Administrador Apostólico Dom Antonio Gaspar.
LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM BARRETOS

No sábado, dia 26/01 acontece na Paróquia N. S. do Rosário a partir das 14 horas acontece o lançamento do texto base da CF-2008 para as Paróquias Santa Ana, Rosário, São Luís, São José de Colina e São Gabriel de Jaborandi. No domingo, 27/01, o lançamento acontece na Catedral das 8h00 às 12h00 horas para as Paróquias: Catedral, Bom Jesus, São Benedito e N. S. do Carmo de Colômbia. Agentes de pastorais e movimentos e coordenadores de comunidades e todos que desejarem participar são convidados.
Missa em Louvor a São Francisco de Sales
Patrono dos Jornalistas

Abaixo, imagens da Celebração Eucarística celebrada pelo assessor diocesano da Pascom, Pe. Ronaldo, da Paróquia Santa Ana. A celebração aconteceu no dia 24 de janeiro na catedral com a presença de jornalistas da cidade em louvor a São francisco de Sales, patrono dos jornalistas.
O animador da celebração doi Danilo, coordenador da Pascom da paróquia N. S. do Rosário de Barretos. A leitura foi proclamada pelo répórter da TV CLube e Jornal de Barretos, Roberto José e o Salmo Responsorial foi proclamado pelo recém-formado em jornalismo, Luciano Tavares.
Os jornlistas recebram uma bençãos especial































sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O que quer dizer cúria diocesana e mitra diocesana?
Será publicada nas colunas dos Jornais de Barretos e o Diário de Barretos deste sábado um esclarecimento sobre o que é Cúria Diocesana e Mitra Diocesana, uma dúvida que surgiu entre os funcionários da Cúria Diocesana de Barretos. Há quem acredite que estes termos significam a mesma coisa. Mas, segundo a Irmã Maria Nilsa de Almeida, MAP – juíza auditora da Câmara Eclesiástica e Secretária de Pastoral da Diocese – Cúria Diocesana é o espaço físico reservado para três setores: o administrativo, o jurídico e o pastoral de uma diocese. Já Mitra Diocesana é o nome jurídico da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Você também pode enviar as suas dúvidas para: diocese.comunicacao@gmail.com. Todos os sábados uma questão é respondida nas colunas dos jornais.
Lançamento do texto-base da
Campanha da Fraternidade 2008


Acontecerá neste final de semana o Lançamento do Texto-base da Campanha da Fraternidade 2008 na Diocese de Barretos, começando pela cidade de Guaíra, no sábado dia 19/01 às 14 horas. Participarão as Paróquias de Guaíra, Miguelópolis, Ipuã e Morro Agudo. No domingo, o lançamento acontecerá na cidade de Olímpia na Cripta da Igreja Matriz de S. João Batista, das 8h00 às 12h00 para todas as Paróquias da Região Pastoral (Olímpia, Severínia, Guaraci, Cajobi e Embaúba).
Catedral de Ribeirão Preto
Diocese de Ribeirão Preto comemora cem anos

Uma solenidade especial, no próximo dia 20, dia de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese de Ribeirão Preto, marcará as comemorações dos cem anos de fundação da diocese e cinqüenta de sua elevação à arquidiocese. Fundada em 7 de junho de 1908 o papa Pio X, a diocese de Ribeirão Preto foi desmembrada da arquidiocese de São Paulo. Em 19 de abril de 1958, o papa Pio XII elevou Ribeirão Preto à categoria de arquidiocese. A Diocese de Barretos faz parte da Arquidiocese de Ribeirão Preto.
A celebração contará com a presença dos bispos das dioceses paulistas centenárias e outros convidados, e será presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer. Segundo o arcebispo Dom Joviano, a solenidade do dia 20 será simbólica e não terá a participação de todas as comunidades da arquidiocese que serão convocadas para as comemorações no dia 7 de junho. “A grande festa [do centenário da diocese] acontecerá no encerramento do II Congresso Eucarístico. Todas as nossas comunidades marcarão presença no dia 7 de junho, data comemorativa do centenário da Igreja de Ribeirão Preto, quando estará entre nós o Núncio Apostólico dom Lorenzo Baldisseri”, explica.
Arquidiocese é um conjunto de dioceses que formam uma província eclesiástica. Assim sendo, a Diocese de Barretos integra a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto com outras 9 dioceses (Ribeirão Preto, Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista, Catanduva, Jales e São José do Rio Preto). Já Diocese é um determinado território designado pela Igreja para governar e animar a fé dos cristãos de uma determinada região. Para isto, uma cidade é determinada como sede, no nosso caso, a cidade de Barretos que integra com outros 12 municípios a Diocese de Barretos (Colina, Jaborandi, Severínia, Cajobi, Embaúba, Olímpia, Guaraci, Colômbia, Guaíra, Miguelópolis, Morro Agudo e Ipuã).
Dom Joviano, Arcebispo de Ribeirão Preto
ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM ANTONIO GASPAR

No dia 06 de fevereiro Dom Antonio Gaspar, Administrador Apostólico da Diocese de Barretos até o início do ministério de Dom Edmilson completará 25 anos de Ordenação Episcopal. Para comemorar esta data será celebrada uma Missa na Catedral às 19h30. Entretanto, a Celebração acontecerá no dia 01 de fevereiro, já que o dia 06 é quarta-feira de cinzas.

CNBB prepara seminário sobre pastoral litúrgica no Brasil
A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) prepara o Seminário sobre Pastoral Litúrgica no Brasil, que acontecerá de 11 a 15 de fevereiro de 2008, em São Paulo.Participarão do seminário bispos da citada Comissão e bispos referenciais da Liturgia nos Regionais da CNBB, coordenadores regionais dos setores da Pastoral Litúrgica, Música Litúrgica e Arte Sacra, equipes de reflexão da Comissão, presidente da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e responsáveis dos centros de formação litúrgica.

Entre 15 e 20 mil pessoas visitam todos os dias o Vaticano

É de cerca de 15 a 20 mil visitantes a média diária de afluxo à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Desses, de oito a dez mil peregrinos descem ao túmulo de São Pedro. Nos períodos de maior afluência chega-se a 30 mil presenças diárias. Os dados foram publicados pelo jornal L'Osservatore Romano, que sublinha também como o período de maior afluxo se registre nos dias próximos à Páscoa. Um discurso à parte refere-se, ao invés, à necrópole que se encontra debaixo da Basílica. Ali, de fato, a afluência é mais restrita, porque tratando-se de um ambiente climatizado, para conservar bem o patrimônio que ali se encontra, é estabelecido um limite além do qual não se pode ir: chega-se assim a 50-55 mil visitantes ao ano.
A Basílica pode conter sentados entre 7 e 8 mil fiéis. Em pé podem entrar até 10 mil. “São Pedro também é uma paróquia, uma paróquia um pouco particular – observa o cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica. Celebram-se missas diariamente, administram-se batismos e crismas e se celebram matrimônios”. Os matrimônios – explica – celebram-se somente na capela do coral. A maior parte dos casais que desejam se casar na Basílica é americana; mas também são provenientes de tantos outros países do mundo”.

Fonte: Radio Vaticano

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Dom Edmilson confirma nome dos bispos sagrantes em sua Ordenação Episcopal

Dom Edmilson Amador Caetano, bispo eleito de Barretos confirmou Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de Belém do Pará, como o presidente da celebração e o bispo ordenante principal durante a sua sagração. Dom Antonio Gaspar, Administrador Apostólico da Diocese de Barretos e Dom David Dias Pimentel, bispo de São João da Boa Vista, serão os outros dois bispos co-ordenantes. Segundo a norma, é necessária a presença de três bispos para que um padre seja sagrado bispo. A Ordenação Episcopal acontecerá dia 28 de março às 19h30 em São José do Rio Pardo. O início de seu ministério será dia 20 de abril, data em que comemorará seu aniversário natalício. Os interessados em participar da Celebração de Ordenação Episcopal de Dom Edmilson, devem ligar para a Cúria Diocesana – Assessoria de Comunicação (3322-3565) e reservar o seu lugar. O valor da passagem é de R$ 50,00 (cinqüenta reais) e pode ser dividida em duas parcelas (fevereiro e março).



Dom Antonio Gaspar, Administrador Apostólico da Diocese de Barretos


Dom David Dias Pimentel, bispo de São João da Boa Vista


RETIRO DE CARNAVAL EM MIGUELÓPOLIS

O irmão Túlio da cidade de Miguelópolis, da Paróquia São Miguel Arcanjo convida todos da cidade e da região para participarem do Retiro de Carnaval 2008 promovido pela RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATOLICA DE MIGUELÓPOLIS.
O tema deste ano é "GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS, POR ISSO ESTAMOS ALEGRES" (SL 126-3)

A participação dos 5 dias do retiro é de R$ 5,00. Entretanto, quem preferir fazer as refeições no local do retiro, assim como posar, o valor é de R$ 35,00. A taxa pode ser paga no dia do evento mas, é necessário confirmar a presença até o dia 30 de janeiro.
O retiro acontecerá na Escola Alceu Barbosa de 01 a 05 de fevereiro.
para quem quiser participar da comunidade oficial do retiro no orkut é só clicar no endereço aí: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7599575.
As Paróquias e Pastorais podem enviar seu evento e atividades realizadas, bem como fotos para o e-mail da Assessoria de Comunicação: diocese.comunicação@gmail.com.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008


Santa Sé promove campanha de adoração eucarística por sacerdotes
A Congregação para o Clero lançou uma campanha mundial de adoração eucarística perpétua pela santidade dos sacerdotes do mundo inteiro e as vocações à vida sacerdotal. Conforme explica o dicastério vaticano (é o mesmo que departamento), a iniciativa procura fazer que sempre alguém esteja rezando pelos sacerdotes durante as 24 horas do dia em qualquer lugar do mundo, ao mesmo tempo que se implora à Virgem Maria sua intercessão por cada um deles.
"A vocação a ser mãe espiritual dos sacerdotes é muito pouco conhecida, escassamente compreendida e pelo mesmo pouco vivida, embora a sua vital importância. Independentemente da idade, todas as mulheres podem ser mães espirituais de um sacerdote". Esta é uma das ações também propostas para que as mulheres rezem anonimamente por um sacerdote específico e o acompanhem espiritualmente. Nesta iniciativa também se propõe criar mais santuários eucarísticos e a criação de lugares específicos aonde se possa realizar a adoração eucarística contínua. Esta iniciativa procura também orar pela reparação das faltas "de inconduta moral e sexual de uma pequena parte do clero", assinalaram do dicastério vaticano.

NOVO BISPO VISITARÁ BARRETOS

Dom Edmilson Amador Caetano, eleito novo bispo de Barretos visitará pela primeira vez a cidade no dia 31 de janeiro. Está prevista a sua chegada por volta do almoço na Cidade Maria onde terá o primeiro encontro com os padres da diocese. Pela manhã os padres terão um encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade deste ano cujo tema é “Escolhe, pois, a vida”. Almoçarão com Dom Edmilson e em seguida terão toda à tarde para conhecê-lo e vice-versa.
NOVO BISPO É ABADE. VOCÊ SABE O QUE É UM ABADE?
O novo bispo da Diocese de Barretos Dom Edmilson Amador Caetano que iniciará seu ministério no dia 20 de abril é Abade do Mosteiro N. Sra. de São Bernardo em São José do Rio Pardo. Mas o que é Abade, você sabe? Como já dito, todos os sábados esta coluna apresentará respostas a dúvidas ou questões relacionadas à Igreja Católica. Hoje veremos o que quer dizer a palavra Abade.
A palavra abade provém do substantivo latino abbas, abbatis, através da sua forma acusativa abbatem – a qual, por sua vez, deriva do siríaco abbâ (através do étimo hebraico ab) –, significa pai e tem sido utilizada como título clerical, no Cristianismo, com diversas acepções (pároco, cura de almas, prelado de mosteiro ou congregação religiosa, monge, etc), ainda que se refira, na sua acepção original, à vida monástica e a quem governa uma abadia.
O título teve a sua origem nos mosteiros da Síria, no século IV, tendo-se espalhado pelo Mediterrâneo oriental, sendo adotado, na generalidade das línguas européias, para designar o governante de um dado mosteiro. Dom Edmilson, assim sendo, governa o mosteiro, ou seja, a Abadia de Sao José do Rio Pardo. Em língua portuguesa, o feminino é abadessa.
E O QUE É MOSTEIRO OU ABADIA?
Mosteiro é um termo derivado da palavra grega monastērion da raiz "monos" = sozinho (originalmente todos os monges cristãos foram eremitas), e o sufixo "terion" = lugar para fazer algo. Indica a habitação e o local de trabalho de uma comunidade de monges ou freiras. Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de abadia, priorado, convento cartuxo, convento de frades ou freiras.
Envie a sua dúvida, curiosidade ou questão para diocese.comunicacao@gmail.com.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

PARTICIPAÇÃO NA ORDENAÇÃO EPISCOPAL DO NOVO BISPO DE BARRETOS
A Pastoral da Comunicação – PASCOM – está organizando ônibus para que todos os barretenses que desejarem participar da Ordenação Episcopal do novo bispo diocesano Dom Edmilson Amador Caetano em São Jose do Rio Pardo, no dia 28 de março, possam ir. Todos que desejarem participar da celebração deverão ligar para a Cúria Diocesana no fone 3322-3565 e falar com o Milton e reservar o seu lugar. O preço da passagem é de R$ 50,00 (cinqüenta reais) e pode ser dividida em duas vezes: a primeira parcela em fevereiro e a outra em março.
Campanha da fraternidade 2008 começa a ser divulgada

Na última segunda-feira, 07/01, aconteceu no Centro Comunitário N. Sra. de Lourdes no Bairro Baroni em Barretos, uma reunião da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade com a participação de 24 pessoas entre membros da equipe e membros das paróquias: Catedral, Santa Ana, Rosário, Bom Jesus e Comunidade Santo Antonio. O objetivo da reunião era a formação das Equipes Paroquiais para a CF-2008, para maior dinamismo e melhor atuação nas comunidades. A Equipe Diocesana relatou o histórico da CF no Brasil e disse que o tema para este ano “Fraternidade e Defesa da Vida – Escolhe, pois, a vida” é o mais complexo de toda a história da CF por tratar com temas polêmicos, como por exemplo, o aborto, e ser tão abrangente, já que trabalhará com a vida em todos os âmbitos.
Marisa Machado, uma das integrantes da Equipe Diocesana, motivou todos com as palavras de Cristo “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”. Segundo ela, todos nós devemos preservar as nossas próprias vidas, mas também a vida da pessoa ao nosso lado já que somos seus discípulos. O texto-base da CF-2008 será lançado dia 19/01 para a Região Pastoral de Guairá (Guairá, Miguelópolis e Ipuã) com a participação da Paróquia de Morro Agudo. No dia 20/01 o lançamento será em Olímpia para toda a Região Pastoral (Olímpia, Guaraci, Severínia, Cajobi e Embaúba). Na Paróquia N. S. do Rosário em Barretos, dia 26/01, o lançamento será feito para as Paróquias N. S. do Rosário, Santa Ana, São Luiz, de Colina e Jaborandi. E no dia 25/01 o lançamento acontecerá na Catedral para os agentes pastorais das Paróquias: Catedral, Bom Jesus, São Benedito e Colômbia.
De 1963 até hoje, a CF é uma atividade de ampla evangelização desenvolvida no tempo da Quaresma para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade, a partir de um problema especifico que exige a participação de todos, na busca de alternativas de solução.


POR QUE BENTO XVI CHAMA A ATENÇÃO PARA A ESPERANÇA?

“É na esperança que fomos salvos”. Com estas palavras, extraídas da carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,24), o Papa Bento XVI inicia sua nova encíclica intitulada Spe Salvi (Salvos na esperança), publicada em 30 de novembro. A carta do Papa chama a atenção para a esperança cristã, razão que não falha, posto que baseada na palavra do Deus fiel que nos redime.
“A redenção nos é oferecida no sentido que nos foi dada a esperança, uma esperança fidedigna, graças à qual podemos enfrentar o tempo presente” – diz o papa. Spe Salvi responde basicamente a duas perguntas: “em que consiste esta esperança que é redenção” e “o que podemos esperar”? Neste sentido o pontífice lembra que a fé é adquirida no Batismo em primeiro lugar, no qual é o fundamento da esperança. A encíclica recorda-nos que o objeto principal de nossa esperança é a vida eterna, um desejo que nasce da fé. É preciso perceber que só Deus é a “grande esperança” e que “o homem tem necessidade de Deus; do contrário, fica privado de esperança”.
O papa alude, de maneira clara e objetiva, à crise de esperança pela qual o mundo passa, relacionando-a a crise de fé. Ele esclarece que quando se exclui Deus, a vida se esvazia de sentido e a esperança se torna “perversa”. Tende-se, então, a buscar a redenção na ciência, no progresso, na economia, na política. Tudo isso, porém, diz Bento XVI, deixa um vazio incapaz de dar sentido e satisfazer a esperança humana que só é plenamente satisfeita por um Amor Absoluto.

Fonte: Revista Família Cristâ - Ed. Janeiro.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008


DIOCESE CONHECE SEU NOVO BISPO:
DOM EDMILSON AMADOR CAETANO


Na manhã desta quarta-feira, 09 de janeiro de 2008, Dom Antonio Gaspar convocou todos os padres da Diocese e a Imprensa da cidade para uma coletiva. Na ocasião, ele iniciou a coletiva agradecendo a imprensa pelo companheirismo durante os 7 anos que estivera à frente da Diocese como bispo diocesano.

Em seguida, fez um pequena introdução sobre a estrutura da Igreja, como é a nomeação do Papa e dos bispos. A nomeação do Papa é a única que termina com seu falecimento. A missão dos bispos e padres é por tempo determinado. No caso dos bispos, todos devem apresentar suas renúncias ao Vaticano ao completarem 75 anos de vida.


No dia 11 de novembro de 2006, Dom Antonio Gaspar, completando 75 anos de idade, apresentou o seu pedido de renúncia tendo cumprido a sua missão. Em dezembro do mesmo ano o Papa aceitou seu pedido de renúncia com o pedido de que continuasse à frente da Diocese de Barretos até a nomeação do novo bispo. Dom Gaspar disse que desde o dia 28 de dezembro já conhecia o nome do bispo eleito, mas tinha de manter o sigilo obrigatório até o nome do bispo eleito ser divulgado pelo jornal oficial do Vaticano ´L'Osservatori Romano ao meio dia, horário oficial de Roma, exatamente às 9h00 horário de Brasília.

Em seguida, Dom Gaspar leu a carta que comunicava o nome do bispo escolhido para suceder-lhe: Dom Edmilson Amador Caetano, nascido em 20 de abril de 1960 na cidade de São Paulo.

Veja abaixo o currículo do bispo eleito:
Sacramentos da Iniciação Cristã
Batismo:
29.06.1960: Paróquia Imaculada Conceição (Bela Vista, São Paulo-SP)
Confirmação: junho de 1961 (Hospital Matarazzo – Bela Vista, São Paulo-SP)
1ª. Eucaristia: 10 de dezembro de 1967: Paróquia Imac. Conceição (Bela Vista , São Paulo-SP)

Vida religiosa
Ingresso ao noviciado: 02.02.1978 (Mosteiro S. Bernardo – São José do Rio Pardo-SP)
Profissão temporária: 15.02.1979 (Mosteiro S. Bernardo – São José do Rio Pardo-SP)
Profissão solene: 25.03.1982 (Mosteiro S. Bernardo – são José do Rio Pardo-SP)
Ministérios de Leitor e Acólito: 15.08.1983 (idem)
Ordenação diaconal: 12.12.1984 (Paróquia N.Sra. das Graças, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo-SP, bispo ordenante: D. Joel Ivo Catapan SVD, bispo auxiliar)
Ordenação presbiteral: 07.12.1985 (Mosteiro São Bernardo – São José do Rio Pardo-SP, bispo ordenante: D. Tomás Vaquero-bispo diocesano de S.João da Boa Vista)
Eleição abacial: 19.03.1997
Bênção abacial: 04.05.1997

Estudos:
1967: 1ª. Série: Grupo Escolar Rodrigues Alves (Av. Paulista, São Paulo-SP)
1968-1970: 2ª-4ª séries: Grupo Escolar Tito Prates da Fonseca (Vila Nova Cachoeirinha
São Paulo-SP)
1971-1977: 5ª;-8ª.séries, 1º.-3º Colegial: Colégio Estadual Augusto Meirelles Reis Filho
(Imirim – São Paulo-SP)
1979-1981: Curso de Filosofia: Instituto Superior de Filosofia do Mosteiro de São Bento (São Paulo-SP)
1982: 1º. Ano de Teologia – Instituto Teológico Pio XI (São Paulo-SP)
1983-1985: 2º-4º. Anos de Teologia: Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil – Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro
1987-1989: Biênio de Especialização em Teologia Monástica, no Pontifício Ateneu Santo Anselmo – Roma – Itália

Cargos no mosteiro/ Congregação/ e vida monástica:
1989-1993: Mestre dos professos temporários
1990-1993; 1995-1996; 2001- : Mestre de noviços
1990-1993; dez/1996-março/1997: Prior do Mosteiro
1995-1996: diretor dos oblatos seculares
1997: Abade do mosteiro
1999-2006: Presidente da CIMBRA (Conferência de Intercâmbio Monástico do Brasil)
2005: Membro do Conselho do Abade Presidente da Congregação de São Bernardo da Itália, Ordem Cisterciense

Cargos nas Paróquias e Diocese de São João da Boa Vista
1985-1987; 1989-1990; 1992-1997: Vigário Paroquial da Paróquia São Roque – São José do Rio Pardo-SP
1990-1992: Pároco da Paróquia Cristo Redentor: São José do Rio Pardo-SP
1997-2001: Pároco da Paróquia São Roque – São José do Rio Pardo-SP
1991- : Presbítero de equipes de Catequistas do Caminho Neocatecumenal na diocese de São João da Boa Vista
1986-1987; 1989-1993: Capelão do Hospital S. Vicente – S. J. Rio Pardo-SP
1995-2001; 2004-2007: Membro do Conselho de Presbíteros da diocese de S.J.Boa Vista
1999- Acompanhamento espiritual aos grupos de reflexão sobre a Economia de Comunhão e Movimento Político pela Unidade, do Movimento dos Focolares, em são José do Rio Pardo
2001 - Acompanhamento espiritual das Comunidades da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhor das Graças – Vila Nova Cachoeirnha – São Paulo –SP (residência dependente do Mosteiro São Bernardo)
1998-2007: Membro do Colégio de Consultores da Diocese de São João da Boa Vista
1989- : Professor de História da Filosofia Antiga e Medieval no Instituto de Filosofia “Imaculado Coração de Maria”, em São João da Boa Vista
1992-1998: Professor de Espiritualidade no Curso Propedêutico da diocese de São João da Boa Vista, em Caconde-SP
1992-2001: Professor de Patrologia no Instituto de Teologia “Imaculado Coração de Maria” em São João da Boa Vista
1995-1997: Diretor de Estudos filosóficos e teológicos do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, São João da Boa Vista
2004-: Professor de Patrologia no Instituto Teológico Santa Clara de Assis, da comunidade Missionária Providência Santíssima, diocese de São João da Boa Vista, Mococa-SP

Dom Edmilson é abade do Mosteiro N. Sra. de São Bernardo em São José do Rio Pardo-SP. Ele foi o sucessor de D. Orani João Tempesta, que deixou a abadia do mosteiro para ser o bispo de São José do Rio Preto.

Na imagem, Dom Edmilson Caetano paramentado como Abade.
Pe. Salvador, pároco da Paróquia N. Sra. do Carmo leu a mensagem que Dom Caetano enviou a todo o clero e povo de Deus:

Caríssimo D. Antonio Gaspar,
Caríssimos irmãos no presbiterato da Diocese de Barretos,
Caríssimos diáconos,
Religiosos e Religiosas, Consagrados e Consagradas,
Leigos e Leigas,
Povo da diocese de Barretos,

Paz!

Neste momento da publicação da minha nomeação como 5º. Bispo diocesano de Barretos, quero abraçar a todos no Senhor!
Na obediência ao pedido do Santo Padre, Bento XVI, confiando na misericórdia de Deus e na sua Graça, que superam todas as minhas debilidades, digo SIM à missão que me é confiada.
Quando a mim foi dada a notícia da nomeação – não obstante todos os tipos de sentimentos que alguém possa ter numa situação do gênero – não hesitei em dizer o meu “sim” na fé. Como quando há quase 11 anos fui eleito abade do meu mosteiro, pensei em Abraão, que diante do sacrifício de Isaac, disse: “Deus providebit” – Deus providenciará (Gn 22,8) – também agora faço o mesmo. Este mesmo lema que escolhi para a minha missão como abade, escolho para a missão episcopal que me é confiada pela Igreja.
Deus providenciará toda graça, todo discernimento, todo ânimo, todo ardor missionário para continuar a missão na diocese de Barretos, animada até agora por D. Gaspar.
Saudações fraternas a todos

+Edmilson Amador Caetano O.Cist.
Abade
Nomeado bispo diocesano de Barretos


O início do ministério, também conhecido como posse, de Dom Edmilson Caetano foi confirmado por ele em entrevista a TV Barretos por telefone, será dia 20 de abril às 16 horas, mesma data de seu aniversário natalício.


A partir de agora Dom Gaspar deixa de ter o título de Bispo Diocesano passando a ser Administrador Apostólico. A partir da vinda e início do ministério de Dom Edmilson, Dom gaspar será o segundo bispo emérito da diocese, assim como Dom Pedro Fré que vive atualmente em Aparecida-SP. Questionado pela imprensa se permanecerá em Barretos como emérito com a vinda do novo bispo, Dom Gaspar respondeu que não. Ele voltará para a cidade de São Paulo estando a disposição da Igreja local para contribuir com seu ministério.

Nas Orações Eucarísticas, Dom Gaspar sugeriu que se reze além do Papa, pelo administrador diocesano (ele) e pelo bispo eleito Dom Edmilson Caetano. Os últimos trabalhos de Dom Gaspar à frente da Diocese serão as ordenações presbiterais de três diáconos: Emerson, Ronaldo e Sílvio.


Dom Gaspar cedeu entrevista à imprensa barretense. Na imagem ao lado, Dom Gaspar e a repórter Moniele da TV Barretos.









À cima, Dom Gaspar e oo repórter Roberto José da TV Clube de Ribeirão Preto.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Por que celebrar missas de 7º dia, 1 ano de morte?

Todos os sábados uma questão apresentada pelos leitores que acompanham a coluna da diocese nos jornais O Diário de BArretos e Jornal de Barretos Regional será respondida por um padre de nossa diocese ou até mesmo pelo bispo diocesano. As dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: diocese.comunicacao@gmail.com. Entretanto, a pergunta do primeiro sábado foi de uma senhora da cidade de São Paulo e foi respondida pelo Pe. Cido Pereira da Arquidiocese de São Paulo. Foi lendo a coluna do padre no Jornal da Arquidiocese de São Paulo que surgiu a idéia de se criar algo semelhante. A dúvida da senhora era o porquê celebrar missas de 7º dia e de 1 ano de morte, tão comuns aos católicos.
Segundo o padre, os estudiosos entendem que determinados tempos se tornam mais propícios para se orar e se alcançar o favor de Deus. Então, há quem afirme que o terceiro dia após a morte lembra que Jesus ressuscitou ao terceiro dia. O sétimo dia estaria ligado ao fato de que Deus teria criado o mundo em seis dias e no sétimo ter descansado. E a missa de trigésimo dia seria uma referência ao mês de luto que Israel guardou pela morte de Moisés. Já a missa de um ano de falecimento seria uma forma de testemunharmos que, assim como o aniversário natalício é comemorado de ano em ano, o dia da morte também pode ser comemorado porque significa o dia em que a pessoa morreu para este mundo e entrou na plenitude da vida junto de Deus.
Entretanto vale lembrar que não importa o dia certo para testemunharmos o nosso amor pelos entes queridos que passaram para a vida eterna, já que o amor não marca dia. Envie suas perguntas para diocese.comunicacao@gmail.com, e ela pode ser a respondida no próximo sábado.


Igreja se prepara para a Campanha da Fraternidade 2008

Com o tema: “Fraternidade e defesa da vida”; e o lema: “escolhe, pois, a vida”, a Campanha da Fraternidade 2008 assume importância no Brasil e no mundo em vista das ameaças e agressões constantes à vida, o bem mais importante e precioso sobre a face da terra.
Não criamos a vida, mas temos o tremendo poder de destruí-la; e a destruição da vida pelo descuido e a imprudência humana, ou pela ganância sistemática e cega, é ofensa ao Criador. Só Deus é senhor da vida, porque só ele é capaz de chamar do nada à existência e de dar plenitude à vida humana. Por isso escreveu no coração do homem esta ordem: “não matarás! Foi ele quem ordenou o surgimento da vida vegetal (Cf. Gn 1, 11-12), a vida animal em todas as suas dimensões e características (Cf. Gn 1, 20-22) e, por fim fez o ser humano, conforme nos narra o Livro do Gênesis: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida, e ele tornou-se um ser vivente” (Gn 2, 7).
Proteger, defender e promover a vida é tarefa primordial do Estado, sobretudo a vida indefesa e frágil, como a dos seres humanos ainda não-nascidos, das crianças, idosos, pobres, doentes ou pessoas com deficiência, bem como cuidar pela preservação da fauna e flora.
O lema – “escolhe, pois, a vida” (Dt 31,19b) – é tomado do livro do Deuteronômio. O povo hebreu, beneficiado pela ação libertadora e salvadora do Deus da vida, é colocado por Moisés diante da grave alternativa: escolher a vida e um futuro esperançoso para si e seus descendentes, permanecendo fiel aos mandamentos de Deus, ou escolher a morte, andando por caminhos de idolatria e servindo a “deuses” fabricados para a própria conveniência. Isso vale para a globalidade das decisões humanas: nossas escolhas têm conseqüências sobre a vida e o futuro.

Fonte: www.cnbb.org.br
Programa "O Evangelho em seu lar" em novo horário
Desde o dia 02 de janeiro a TV Barretos transmite o Programa da Diocese de Barretos, O Evangelho em seu lar em novo horário. O programa que era apresentado antes do Jornal Soares às 12h00, passou a ser transmitido às 13h00, após o Jornal do meio-dia. Esta semana, Pe.Carlos da Paróquia Bom Jesus de Barretos apresenta os programas de terça a sexta-feira. Todas as segundas, Dom Antonio Gaspar transmite sua reflexão aos telespectadores.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008


A diocese de Barretos foi eregida canonicamente em 14 de abril de 1973. O Padroeiro Diocesano é o Divino Espírito Santo.

"A ternura do Espírito Santo de Deus é capaz de plantar no coração humano o desejo mais puro de justiça, a intenção mais reta de seguir a Cristo Pastor, o amor mais honesto e solidário.
Sua presença silenciosa é capaz de sondar o que há de melhor em cada um de nós.
Por isso, Ele sempre se refaz"...
(Ziza Fernandes)


Veja abaixo as paróquias que compõem a diocese e o ano de suas criações como paróquias:

Sant'Ana - Ipuã - 1847
Catedral do Divino Espírito Santo - 1877
São José - Morro Agudo - 1896
São João Batista - Olímpia - 1910
N. Sra. da Abadia - Cajobi - 1916
São Sebastião - Guaíra - 1916
São José - Severínia - 1928
São Gabriel - Jaborandi - 1933
N. Sra. do Rosário - Barretos - 1936
São Miguel Arcanjo - Miguelópolis - 1948
N. Sra. Aparecida - Olímpia - 1958
São Benedito - Barretos - 1962
Bom Jesus - Barretos - 1977
N. Sra. do Carmo - Colômbia - 1979
Santa Ana - Barretos - 1982
N. Sra. Aparecida - Embaúba - 1996
N. Sra. Aparecida - Guaíra - 2001
São Luiz Gonzaga - Barretos - 2002
Quase Paróquia São João Batista - Barretos - .....
Quase Paróquia São José - Olímpia - 2008