sexta-feira, 31 de outubro de 2008

DOM EDMILSON EM ROMA

Dom Edmilson se encontra em peregrinação em Roma e à Terra Santa na companhia de leigos do Movimento Neocatecumenal da Diocese de São João da Boa Vista.
Nas imagens abaixo, gentilmente cedidas pelo Seminarista José Ricardo (à esquerda das fotos), vemos nosso bispo em frente à Basílica de São Pedro no Vaticano no domingo, 26 de outubro. Durante o Angelus, o Papa Bento XVI ao fazer a saudação em português saudou os peregrinos de São José do Rio Pardo e Dom Edmilson, Bispo de Barretos que os acompanhava:
"Saúdo agora os peregrinos de língua portuguesa, de modo especial os brasileiros de São Carlos, de São José do Rio Pardo e o grupo da Diocese de Barretos, guiados pelo Bispo diocesano D. Edmilson Amador Caetano. Faço votos que nesta homenagem filial à Virgem Maria saibam oferecer um testemunho sincero e válido da vossa fé, revestindo-vos em todos os momentos do amor e da paz de Jesus Cristo. Que Deus vos abençoe!", disse Bento XVI.
Dom Edmilson fora professor do Sem. José Ricardo de História da Filosofia Antiga e Medieval.


Paulo e Ricardo na companhia de Dom Edmilson. Os dois são seminaristas da Diocese de São João da Boa Vista.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ASSEMBLÉIA DA REGIÃO PASTORAL DE GUAÍRA

No dia 23 de outubro foi realizada em Guaíra no Centro Catequético Pe. César de Bus a Assembléia da Região Pastoral de Guaíra. Participaram 20 delegados das quatro paróquias que compõem a região pastoral: Sant’Ana de Ipuã, São Miguel Arcanjo de Miguelópolis, N. S. Aparecida de Guaíra e São Sebastião de Guaíra. O bispo diocesano, Dom Edmilson esteve presente.
Foram aprovadas as seguintes prioridades que serão apresentadas no dia 15 de novembro da Assembléia Diocesana na Cidade de Maria:
1- Pastoral litúrgica;
2 - Formação de lideranças em diversos níveis;
3 - Escola de fé e política;
4 - Descentralização da paróquia (CEB's).








quarta-feira, 29 de outubro de 2008

MISSA NA REDE VIDA COM DEVOTOS DA MÃE RAINHA DE BARRETOS

Devotos e devotas da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt da cidade de Barretos participaram de Missa na Rede Vida de televisão na segunda-feira, 27 de outubro.
O Ministério de Música Litúrgica da Capela N. S. Aparecida da Paróquia Santa Ana, de ótima qualidade vocal e instrumental foi elogiado pelo diretor da missa, Paulinho Ribeiro: “o Ministério de Música está de parabéns, não só pela ótima qualidade, mas porque animam sempre as celebrações na Rede Vida com muita espiritualidade”.



Mara Isa Coelho, coordenadora do Movimento da Mãe Rainha da Paróquia Santa Ana foi a comentarista da missa.




Os Diáconos Antonio Marcos e Hamilton

Pe. Ronaldo Miguel, da Paróquia Santa Ana presidiu a celebração. Ele está na companhia do Ministério de Música Litúrgica da Capela N. S. Aparecida.


Em seguida, Pe. Ronaldo Miguel e Milton Figueiredo participaram da Reunião da Pastoral da Comunicação da Sub-região RP2. Estiveram presentes representantes da Diocese de Catanduva e São José do Rio Preto.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PEREGRINAÇÃO DE DOM EDMILSON
A ROMA E À TERRA SANTA

Mais uma vez encontro-me numa viagem longa. Desta vez em uma peregrinação a Roma e Terra Santa. Estarei ausente da diocese até o dia 08 de novembro. Em janeiro de 1978 deixei a cidade de São Paulo onde nasci, e fui para o Mosteiro São Bernardo em São José do Pardo, passar por uma última preparação antes de ingressar no noviciado.


O Mosteiro São Bernardo tem sob seus cuidados a Paróquia São Roque, criada em 1968. O trabalho pastoral desta paróquia e outras atividades pastorais fazem parte do trabalho pastoral dos monges. Os monges, sem detrimento da vida monástica no interior do mosteiro, participam da vida paroquial e pastoral da cidade e da diocese de São João da Boa Vista. Neste mesmo ano de 1978, ainda noviço, recebi permissão dos meus superiores para participar das catequeses iniciais do Caminho Neocatecumenal que há pouco mais de 03 anos existia na paróquia. Assim, no mesmo ano em que iniciei a vida monástica no mosteiro Deus também concedeu-me a graça de poder começar fazer esta experiência com um grupo de leigos da paróquia sob a direção dos padres e catequistas itinerantes que estavam realizando este trabalho de evangelização em algumas paróquias da diocese de São João da Boa Vista. Esta experiência acompanhou-me durante todo o tempo da minha formação na vida monástica e preparação para o presbiterado. Mesmo como presbítero continuei a “fazer” o caminho neocatecumenal partilhando o meu ser monge e presbítero com os irmãos e irmãs da comunidade. O Caminho neocatecumenal é um momento de gestação na fé onde aos poucos e por etapas (análogas ao do antigo catecumenato da Igreja) vai se redescobrindo o batismo.


No ano de 2007, na Vigília Pascal da paróquia, esta primeira comunidade da Paróquia São Roque, de São José do Rio Pardo, renovou de modo solene as promessas batismais, diante do Sr. Bispo diocesano que presidia a celebração. A comunidade ainda continua se reunindo na escuta da Palavra e partilhando a sua vida, já não mais percorrendo as etapas do catecumenato, mas vivendo a formação permanente na fé, em comunhão com a Igreja.Faz parte do Neocatecumenato uma peregrinação a Roma e Terra Santa, após o término do itinerário catecumenal. Esta peregrinação, totalmente celebrativa, é como uma viagem de núpcias, onde professando a fé junto ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo e rezando e celebrando nos lugares por onde Jesus passou, se experimenta o amor do Senhor.


É nesta viagem que me encontro. Não estou viajando simplesmente como diretor espiritual, mas participante de uma caminhada que faz parte da minha existência. Conosco estão também os irmãos e irmãs da 1ª. Comunidade da Paróquia S. Benedito, da cidade de São Carlos. Estes pertenciam até 2007 à Paróquia da Catedral de S. Carlos.




+Edmilson Amador Caetano OCist.


Bispo diocesano de Barretos
PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE GUAÍRA COMEMOROU ANIVERSÁRIO DO PÁROCO
Num clima de muita descontração a Paróquia São Sebastião de Guaíra comemorou no dia 16 de outubro, o aniversário do pároco, o Pe. Vicente Bortolato da Congregação dos Padres Doutrinários. Na ocasião festiva compareceram membros de todas as pastorais e movimentos da paróquia.





sexta-feira, 24 de outubro de 2008


3º ENCONTRO VOCACIONAL DIOCESANO
No próximo domingo, 26 de outubro, será realizado o 3º Encontro Vocacional da Diocese de Barretos na Paróquia N. S. do Rosário. 12 jovens participarão do encontro. A previsão é que 3 deles ingressem no Seminário Propedêutico em 2009. Confira a programação:
13h30 - Chegada
14h00 - Oração inicial: Diácono Antônio Marcos e Sem. Carlos.
14h30 - As 4 dimensões da Formação: Humana, Intelectual, Pastoral e Espiritual - Pe. José Antonio Quissoto e Sem. Thiago reis
15h15 - Café
15h45 - Dinâmica sobre o tema - Sem. Thiago F.
16h00 - Grupos de Reflexão
16h30 - Oração Final - Sem. Luís Fernando

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

DIOCESE CELEBRA O
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


No próximo domingo, 26 de outubro, a Pastoral da Juventude da Diocese de Barretos celebrará o 23º Dia Nacional da Juventude. A coordenação do evento convida todos os jovens membros da Igreja para participarem do DNJ que este ano será realizado na cidade de Severínia. O DNJ é celebrado na diocese desde 1985 com celebrações, manifestações, debates, apresentações culturais, conscientização, momentos fortes de celebrar a vida juvenil. O DNJ deste ano quer dar continuidade ao ciclo de debates e celebrações que começaram com a Campanha da Fraternidade 2008 e com o centenário de nascimento de Dom Helder Câmara. O tema deste ano é “Juventude e Meios de Comunicação”, e o lema: “Queremos Pautar as razões do nosso viver”! O objetivo este ano é denunciar toda visão equivocada sobre a juventude, e colocar na pauta de discussões da mídia, da sociedade, e da igreja, sua verdadeira realidade, e anunciar seus sonhos e todas as razões do seu viver: justiça, vida digna, liberdade, paz para todas as criaturas! Os participantes serão levados a pensar como as mídias podem ajudar a gerar vida para a juventude, e ao mesmo tempo, a pensar e criar suas próprias formas de comunicação.
Cronograma:
9h00 - Chegada: Acolhida com apresentação do grupo Batilata.
9h30 - Feira da Comunicação com Apresentações de dança e teatro;
11h00 - Missa;
12h30 - almoço e confraternização;
13h30 - Animação com Banda;
14h00 – Encerramento.
QUASE PARÓQUIA DE OLÍMPIA LANÇA JORNAL "O PORTAL"

Na última quarta-feira, 22 de outubro, a Pastoral da Comunicação da Quase Paróquia São José de Olímpia fez o lançamento do Jornal "O Portal" com tiragem de 2.000 exemplares e terá edições bimestrais. Segundo Pe. Ivanaldo, administrador da quase paróquia “o jornal O Portal representa mais um passo para a quase paróquia divulgar e promover a fé entre as pessoas, principalmente as mais carentes”.




Pe. Ivanaldo

Os membros da PASCOM da Quase Paróquia


Membros da PASCOM da Quase Paróquia com membros de PASCOM's de outras paróquia da Diocese de Barretos que prestigiaram o evento

ROMARIA DE BARRETOS AO SANTUÁRIO DO DIVINO PAI ETERNO EM TRINDADE - GO



No último domingo, 19 de outubro, 4 ônibus saíram de Barretos em direção ao Santuário do Divino Pai Eterno, 2 da Paróquia de Santa Ana e 2 da Paróquia do Rosário. Veja as fotos:


Pe. Ronaldo Miguel da Paróquia Santa Ana de Barretos e Pe. Robson, Reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade (GO).











MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO DIA DO MÉDICO EM MIGUELÓPOLIS

O Pe. Emerson, vigário paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo de Miguelópolis presidiu a Missa em Ação de Graças pelo Dia dos Médicos na Santa Casa de Misericórdia de Miguelópolis.Celebramos antecipadamente no dia 17, na Santa Casa de Miguelópolis. A missa, que foi celebrada antecipadamente, no dia 17, contou com a participação de funcionários e de pessoas da comunidade.